Governador Ratinho Junior inaugura a Ponte de Guaratuba, antigo sonho dos paranaenses

Governador Ratinho Junior inaugura a Ponte de Guaratuba antigo sonho dos paranaenses

A cerimônia de inauguração da Ponte de Guaratuba, nesta sexta-feira (1º), foi marcada por emoção e grande público. O governador Carlos Massa Ratinho Junior conduziu o ato oficial da estrutura que liga Guaratuba a Matinhos e que passa a simbolizar um dos maiores marcos de infraestrutura do Paraná.

Logo no início da noite, a estrutura de 1.240 metros ganhou vida com um show de luzes que percorreu toda a ponte, destacando especialmente os trechos estaiados. A programação também incluiu apresentação com drones e fogos de artifício.

Grupo de pessoas caminhando em um evento noturno, onde um homem de terno segura as mãos de duas mulheres, enquanto uma criança está ao seu lado. O cenário é animado, com muitas pessoas ao fundo e luzes acesas.
Governador Ratinho Junior inaugura a Ponte de Guaratuba, antigo sonho dos paranaenses. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O evento reuniu autoridades na cabeceira de Guaratuba, enquanto a população acompanhou a celebração de pontos estratégicos como a Prainha e Caieiras.

“Um sonho que se tornou realidade”

Ponte iluminada à noite com luzes coloridas refletindo na água.
Governador Ratinho Junior inaugura a Ponte de Guaratuba, antigo sonho dos paranaenses. Foto: Felipe Henschel/AEN

Durante o discurso, o governador destacou o caráter histórico da obra.

“Hoje é a prova de que aquilo que muitos consideravam impossível se tornou realidade. A Ponte de Guaratuba nasce do compromisso de resolver problemas históricos com responsabilidade e planejamento. Ela não conecta apenas duas cidades, mas integra todo o nosso litoral ao restante do Estado”, afirmou.

Ratinho Junior também ressaltou o impacto regional do investimento.

“Essa ponte faz parte do maior pacote de investimentos da história do Litoral do Paraná. Estamos modernizando a infraestrutura, gerando oportunidades e devolvendo ao litoral o protagonismo que ele merece”, completou.

Após a cerimônia, o público participou da chamada “tomada da ponte”, com liberação para circulação de pedestres sob orientação das forças de segurança.

Ponte da Vitória: estrutura e impacto

Um grupo de pessoas sorrindo em um evento, segurando uma bandeira, com uma grande multidão ao fundo.
Governador Ratinho Junior inaugura a Ponte de Guaratuba, antigo sonho dos paranaenses. Foto: Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Com investimento superior a R$ 400 milhões, a Ponte de Guaratuba é uma das maiores obras de infraestrutura do Estado. A estrutura conta com quatro faixas de tráfego, ciclovia e passarelas para pedestres, além de acessos que somam mais de três quilômetros de extensão.

A travessia entre Guaratuba e Matinhos passa a ser feita em cerca de dois minutos, substituindo gradualmente o sistema de ferry boat, em operação desde os anos 1960.

O projeto prevê ainda a futura implantação de um complexo náutico na região da antiga travessia, com áreas de lazer, serviços e atracadouros.

Obra estratégica e execução acelerada

O projeto começou a ser estruturado em 2019, com o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). As obras tiveram início em outubro de 2023 e foram executadas com frentes de trabalho operando 24 horas por dia.

Entre as decisões estratégicas estão a não cobrança de pedágio e a restrição ao tráfego de veículos pesados na estrutura.

Transformação no Litoral

Mesmo antes da conclusão, a ponte já impacta o desenvolvimento regional. Em Guaratuba, o setor imobiliário registrou crescimento expressivo, com aumento no número de alvarás e novos empreendimentos em construção.

Atualmente, dezenas de projetos estão em andamento, incluindo imóveis de alto padrão que alteram o perfil urbano da cidade.

Novo ciclo de investimentos

A Ponte de Guaratuba integra um pacote superior a R$ 2 bilhões em investimentos no Litoral do Paraná. O conjunto inclui duplicações rodoviárias, revitalização de orlas, melhorias urbanas e infraestrutura turística.

Também está em fase de licenciamento um binário viário que deve melhorar o fluxo urbano e conectar a ponte à PR-412, no sentido de Garuva (SC).

Liberação do tráfego

O primeiro grande teste da nova estrutura será a Maratona Internacional do Paraná, nos dias 2 e 3 de maio, com cerca de 20 mil atletas.

Por conta do evento, o tráfego de veículos será liberado parcialmente a partir das 11h30 de sábado (2), com nova interrupção no domingo (3), e liberação definitiva prevista para o mesmo dia, às 10h.

Grande multidão em evento, com pessoas acenando e sorrindo para a câmera. Grupo de homens e mulheres em destaque na frente, fazendo sinal de positivo.
Governador Ratinho Junior inaugura a Ponte de Guaratuba, antigo sonho dos paranaenses. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Participe da conversa Deixe sua opinião sobre esta notícia.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Descubra mais sobre JORNAL DE CURITIBA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading